Estudantes de Okayama viajam ao Brasil para celebrar os 115 anos da imigração
Neste ano, comemora-se o 115º aniversário da primeira imigração de pessoas da província de Okayama para o Brasil.
Em preparação para as atividades de intercâmbio no país, estudantes universitários da província expressaram suas expectativas antes da viagem. Cinco estudantes, matriculados em universidades e escolas técnicas da província, visitaram a sede do governo de Okayama e receberam das mãos do governador Ryūta Ibaragi os certificados de nomeação como Embaixadores de Intercâmbio com a América do Sul.
Em meados de agosto, será realizada em São Paulo, Brasil, uma cerimônia comemorativa pelos 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes de Okayama ao país. Os cinco estudantes participarão da cerimônia, além de se envolverem em encontros de intercâmbio com estudantes universitários locais e com membros da Associação da Província de Okayama no Brasil (Kenjinkai).
Durante a visita, eles apresentarão a história de Okayama, realizarão a dança “Urajá”, típica do festival de verão da cidade de Okayama, e compartilharão suas experiências por meio das redes sociais.
O governador Ibaragi incentivou os jovens, dizendo:
“Quero que levem o sentimento de gratidão às pessoas que, mesmo do outro lado do mundo, pensam com carinho sobre Okayama. Cuidem-se e aproveitem ao máximo essa oportunidade de intercâmbio.”
Representando os participantes, Akika Iwasa, aluna do segundo ano do mestrado da Universidade de Okayama, declarou:
“Por meio desta atividade, queremos somar nossos sentimentos como nova geração aos laços construídos por nossos antepassados entre Okayama e o Brasil, e conectá-los ao futuro. Queremos nos preparar bem até o embarque para que os eventos no Brasil sejam um sucesso.”
Tradução: Cristina Sanae Matsuzake Igarashi
Confira o vídeo e a matéria completa da NHK (em japonês) aqui: https://www3.nhk.or.jp/lnews/okayama/20250807/4020024170.html